Já fez a limpeza do seu aparelho hoje?

Ei, você ai, é você mesmo. Você sabe limpar adequadamente seu aparelho ortodôntico? Sabia que é recomendado visitar seu dentista pelo menos uma vez ao ano para fazer essa limpeza por um profissional? Além disso, uma higienização incorreta pode facilitar o aparecimento de doenças bucais como, cáries, placas bacterianas, manchas nos dentes, gengivite e doenças periodontais.

Pode ainda comprometer os resultados estéticos esperados, afinal, além de dentes bem alinhados, o objetivo é ter um sorriso branco e saudável.

6 dicas para higiene bucal:

1 – Remova os elásticos intermaxilares

Retire os elásticos intermaxilares do aparelho antes de começar a escovação e o uso do fio dental. Isso vai facilitar todo o processo de limpeza, dando maior liberdade para manusear a escova e o fio.

2 – Substitua a escova dental periodicamente

Uma escova dental nova pode remover até 30% mais placa bacteriana que uma escova em uso há 3 meses. Portanto, uma escova convencional com cerdas alinhadas e usada corretamente é perfeitamente capaz de garantir a higiene adequada do seu aparelho. Em geral, o recomendado é substituí-la a cada três meses.

3 – Posicione a escova corretamente durante a escovação

Para uma limpeza profunda do seu aparelho, a escova deve ser colocada em um ângulo de 45 graus. Por isso, faça movimentos de vai e vem, massageando suavemente a interseção entre os dentes e a gengiva, evitando assim o acúmulo de restos de comida no aparelho.

4 – Use uma escova interdental

A escova interdental é uma grande aliada para prevenir e remover a placa bacteriana que pode se formar entre os dentes e os bráquetes do aparelho. Diante disso, o formato em cone facilita a passagem entre uma peça e outra que permite limpeza dos quatro lados do bráquete.

5 – Utilize um passa fio

O passa fio é um acessório plástico em formato de agulha que facilita a passagem do fio dental entre os dentes e entre as peças do aparelho, que garante uma melhor limpeza.

6 – Use um enxaguante bucal

Para completar a limpeza, após a escovação e o uso do fio dental, pode-se usar um enxaguante bucal sem álcool ou uma solução com flúor. Nesse sentido, seu ortodontista fará a melhor indicação. Portanto, evite as formulações de enxaguante com álcool, pois elas agredem as mucosas e facilitam o aparecimento de lesões.