Alimentação e saúde bucal

A dieta rica em nutrientes ajuda a manter os dentes fortes e saudáveis. Além disso, a alimentação rica e balanceada diminui a quantidade de bactérias nocivas que estão naturalmente presentes na nossa boca. Nesse sentido, a alimentação pode ser uma aliada ou uma grande vilã para sua saúde bucal, isso porque a comida tem grande poder em fortalecer ou desgastar os dentes.

Estudos realizados até o momento sugerem que a desnutrição durante o período de desenvolvimento dos dentes, pode induzir o aumento da suscetibilidade à cárie dentária.

As infecções que atingem as gengivas e tecidos de sustentação (doenças periodontais), são comuns em pessoas que não mantêm uma boa higiene bucal ou que têm carências de nutrientes. Por isso, a falta de nutrientes pode facilitar a progressão da doença e, em casos extremos, leva à perda dentária.

Dentes amarelados ou com manchas escuras podem ser resultado do consumo de alguns tipos de alimentos. Corantes e comidas muito pigmentadas deixam os dentes com o aspecto envelhecido e desgastado. Aquele cafezinho de todo dia, o vinho do final de semana e o refrigerante costumam ser pigmentadas e têm corantes que deixam os dentes amarelados.

Por outro lado, o consumo de algumas frutas, legumes e verduras servem como “detergentes” e ajudam a deixar os dentes mais limpos, cenoura, maçã e outros.

Além de conhecer o impacto da alimentação na saúde bucal e passar a consumir alimentos mais saudáveis, é importante visitar seu dentista periodicamente.