A gengivite é uma inflamação das gengivas, que são os tecidos moles que revestem a base dos dentes. É geralmente causada pela acumulação de placa bacteriana nos dentes e gengivas. Na maioria dos casos, a gengivite é provocada por uma limpeza bucal inadequada.
A gengivite, é um problema de saúde que precisa ser levado a sério. Visto que, a inflamação na gengiva pode ocasionar se persistir por um longo período, a uma doença periodontal, à perda potencial de um dente e ainda ser associada ao risco de ataque cardíaco e/ou derrame. À luz dessas consequências, é uma boa ideia ser capaz de reconhecer os sinais e familiarizar-se com as causas. Mais importante ainda: saber o que fazer para prevenir essa inflamação.
Quais são os sinais de uma gengiva inflamada?
Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental. Outros sintomas incluem mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.
Quais são as causas da gengivite?
Essa inflamação é comumente causada pelo desenvolvimento de placa bacteriana, que é uma película pegajosa que se forma continuamente nos dentes e na linha da gengiva. Uma vez que a placa bacteriana contém bactérias, que, por sua vez, liberam toxinas prejudiciais, ela, quando não removida, irá irritar a sua gengiva, levando a inflamação.
Quando deixada sem tratamento, a gengiva inflamada pode formar bolsas periodontais que vão continuar retendo placa bacteriana embaixo da linha da gengiva. Essa complicação vai acabar irritando ainda mais o tecido. Se você não tomar uma iniciativa contra esse processo, ele vai seguir adiante até destruir o osso e outros tecidos que dão suporte aos dentes.
Além disso, estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco de desenvolver a gengivite. Se você possui uma doença que afeta o sistema inflamatório do seu corpo, ou se possui bruxismo, que é o apertamento dos dentes uns contra os outros, você está correndo risco de desenvolver um caso mais severo.
E qual o tratamento para essa inflamação?
O tratamento eficaz da gengivite envolve a remoção da placa bacteriana e tártaro dos dentes. Isso é geralmente feito por meio de uma limpeza realizada por um dentista. A melhoria na higiene bucal em casa, incluindo escovação regular e uso de fio dental, é fundamental para prevenir e tratar a gengivite.
Como prevenir a gengivite?
O principal passo para evitar essa condição é prevenir a formação da placa bacteriana escovando bem os dentes três vezes ao dia e passar fio dental todos os dias antes de dormir. O uso de um enxaguante bucal antimicrobiano também pode ajudar na prevenção. Com uma higiene bucal deficiente, a placa bacteriana pode endurecer e formar um rígido depósito chamado tártaro, que pode ser removido somente com uma limpeza profissional realizada por um dentista.
Outrossim, visitas regulares ao dentista são importantes porque ele pode detectar sinais de inflamação na gengiva e dar orientações para conservar a saúde bucal. Além de manter os dentes limpos, aconselha-se evitar o tabaco e seguir uma dieta saudável. Conhecer as causas que levam à inflamação da gengiva, ajudará a evitar ou até mesmo abandonar os hábitos que pioram o quadro. A boa notícia é que, com exceção de casos atípicos, pode-se prevenir a inflamação da gengiva cuidando regularmente da sua higiene bucal em casa e consultado o dentista a cada quatro meses.
Nesse sentido, a gengivite é uma condição tratável e reversível quando detectada precocemente. No entanto, se não for tratada, pode levar a complicações mais graves como a perda dos dentes. Portanto, é importante cuidar e visitar regularmente o dentista.