Como cuidar corretamente dos dentes com facetas

As facetas dentárias são utilizadas para mudar características dos dentes, como o tamanho, o formato e a cor. Elas podem ser feitas de resina ou de porcelana e o que difere os dois modelos é a sua durabilidade, resistência e rapidez do procedimento.

Quais os cuidados eu devo ter?

Para manter as facetas com o aspecto bonito e novo é necessário ter alguns cuidados especiais além dos hábitos já praticados, como passar o fio dental e realizar a escovação 3 vezes ao dia e após as refeições, são esses hábitos:

• Evitar o consumo excessivo de alimentos muito pigmentados ou cítricos; Deve-se ficar atento na hora da alimentação pois alguns itens podem ser nocivos e causar danos às facetas, como o suco de limão e de laranja por exemplo, vinhos, café, refrigerantes e outros alimentos que são pigmentados artificialmente.
  • Escovação com escovas macias; As escovas com cerdas duras podem causar danos às gengivas e também às resinas por trauma ou riscados superficiais, então para evitar que as facetas fiquem opacas ou riscadas, opte por escovas de dente de certas macias.
  • Proteja contra o bruxismo:
  • Se você sofre de bruxismo (ranger os dentes), considere o uso de um protetor bucal para evitar danos às facetas durante a noite.
  • Evite morder objetos duros:
  • Evite morder objetos duros, como canetas ou gelo, para evitar danos às facetas.
  • Revisão de maus hábitos; Morder tampa de canetas e roer as unhas são alguns dos hábitos que devem ser revisados e, se possível, exterminados pois podem causar fraturas nos dentes. Fumar também é um hábito nocivo aos dentes, até os com facetas, causando manchas escuras na superfície e danificando o trabalho estético.
  • Cuidados com a gengiva; Manter as gengivas saudáveis é de suma importância para uma boa continuidade dos tratamentos de facetas, já que elas ficam mais expostas. Por isso o uso de fio dental e escovação regular. Além dos hábitos listados à cima, é necessário fazer as visitas periódicas ao dentista para consultas de rotina e avaliação do andamento das resinas e manutenção dos procedimentos estéticos.