Em algum momento da vida, você já precisou ou ainda vai precisar de consultar com um dentista para garantir sua saúde bucal. No entanto, a realidade de muitos não permite que isso seja feito.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 60% da população brasileira não tem acesso a serviços odontológicos de qualidade. Além disso, 55% dos brasileiros não vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano, segundo o MS.
Cerca de 41,5% da comunidade com mais de 60 anos já perdeu todos os dentes. E esta não é a única consequência do descuido com a saúde bucal. Também pode ocorrer cáries, mau hálito e gengivite, além de afetar a saúde como um todo.
A Odontologia cidadã tem como principal objetivo a promoção da saúde bucal da população por meio de ações de prevenção coletiva. Isso significa que o cirurgião-dentista deve buscar métodos e estratégias que permitam que um número maior de pessoas tenha acesso ao conhecimento e a ações que melhorem o modo como lidam com a saúde da própria boca.
A recuperação da saúde oral e da boa aparência, significa a reinserção em meios sociais e profissionais, ampliando as oportunidades. Desse modo, fica claro que o profissional da área possui um papel fundamental na contribuição à qualidade de vida das pessoas.
Porém, somente fornecer informações sobre os cuidados em saúde não é o suficiente, o indivíduo deve ter meios e recursos para executá-la. É importante valorizar os programas odontológicos educativos que atendam às necessidades da população e o acesso desta aos serviços.