Uma das perguntas mais respondidas pelos dentistas é sobre qual procedimento mais adequado para recuperar os dentes perdidos, ajuda na mastigação e na estética. E a resposta quase sempre fica entre duas opções, implantes ou próteses.
Vamos lá entender qual é a diferença entre eles e sua importância.
Um implante é um pino de titânio fixado nos ossos maxilares ou da mandíbula por meio de procedimento cirúrgico. A função do implante é substituir a raiz do dente perdido, serve de suporte para um dente artificial.
Trata-se de um procedimento seguro, desde que seja feito por um profissional qualificado. Uma das vantagens do implante dentário é que ele restabelece tanto a estética do sorriso quanto as funções mastigatórias dos dentes.
A prótese dentária é uma estrutura parecida ao dente natural, que serve para substituir os dentes ausentes na arcada dentária. Elas são formadas por uma estrutura de dentes postiços, que são instalados por meio de implante dentário ou não, quando se trata da dentadura. Assim, todos os dentes contam com modelos de prótese dentária, sejam eles molares, incisivos, caninos e pré-molares.
Pode-se concluir que a diferença entre prótese e implante é que o primeiro substitui a parte visível do dente (a coroa). Já o implante traz uma nova raiz. Nesse sentido, prótese e implante cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo que levou à extração deles.
Procure sempre um dentista para o tratamento adequado.