Se você está um pouco por dentro da odontologia, principalmente a odontologia estética, com certeza você já ouviu falar sobre a gengivoplastia. Que como o nome já diz é um procedimento realizado na gengiva. Mas hoje você vai aprender a fundo sobre esse procedimento.
O que é a gengivoplastia?
A Gengivoplastia é uma pequena cirurgia estética, pouco invasiva, realizada no tecido gengival que visa remover uma parte deste tecido, para dar melhor contorno e harmonização a essa região, trazendo assim uma valorização na aparência desse sorriso, e em algum procedimento estético realizado.
Para quem é indicado esse procedimento?
Não são todas as pessoal que precisão passar por esse procedimento. Existem diversos tipos de sorrisos, e existe um em particular, em que ao sorrir uma grande parte da gengiva fica aparente, que é o sorriso gengival. Para esse tipo de sorriso o problema com a gengiva em excesso ou um contorno irregular vai incomodar um pouco mais.
Essa gengiva em excesso pode cobrir boa parte dos dentes deixando assim a aparência de dentes pequenos. O procedimento então é realizado para que seja removido o excesso dessa gengiva, para assim dar mais destaque aos dentes.
E em alguns casos pode ser feita a gengivoplastia em conjunto de outro procedimento estético, como as facetas. Desta forma conseguimos dar um destaque ainda maior na estética dos dentes.
Como funciona o procedimento?
Com o avanço da tecnologia conseguimos fazer com que esse procedimento seja cada dia menos invasivo. Aqui na clínica trabalhamos com o Ultrassom Piezoelétrico que é um aparelho de alta tecnologia que nos dá mais precisão e controle na hora da cirurgia, além de proporcionar ao paciente mais conforto e segurança, com cirurgias sem sangramento e com menos risco de infecção.
Quais os cuidados pós operatórios?
O procedimento é uma cirurgia simples e deve ser feito o controle com analgésicos e uma higiene leve e bem feita para evitar infecções, as dores deverão com 24 horas após a cirurgia.
Seguindo alguns pequenos cuidados pode ajudar a não ter demais problemas;
• ingerir alimentos de mornos a frios.
• não ingerir alimentos muito sólidos e com casca rígida, como pães, pipoca, maçã e etc.
• fazer uma escovação e uma higiene mais leve e moderada na região operada.
• consumir alimentos gelados, como sorvetes e afins.
• fazer o uso dos medicamentos prescritos pelo profissional.
Por hoje é isso, se ficou alguma dúvida sobre o tratamento entre em contato conosco e estaremos a prontidão para lhe atender.