Bruxismo. É só fazer plaquinha?

O bruxismo é uma doença que vem cada vez mais se instalando na vida das pessoas. E você sabe o motivo disso? O motivo é simples, primeiramente vamos entender o que é o bruxismo.

O bruxismo nada mais é, que uma condição de desordem funcional. É caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes de forma involuntária. Ou seja, você faz isso sem perceber, seja durante o sono ou até mesmo acordado.

O bruxismo pode se desenvolver de diversas formas, mas os principais fatores são; ansiedade e estresse excessívos. Com a pandemia e o aumento dos casos de ansiedade ao longo dos anos, os casos de bruxismo também aumentaram exponencialmente.

Por menor que seja o esforço nos dentes isso com o passar do tempo vai gerar o desgaste, a sensibilidade e o enfraquecimento dos dentes, além de problemas gengivais e na mandíbula.

Além desses fatores a maior perda que os pacientes vão sentir, com certeza vai ser a perda de autoestima, já que os dentes acabam sofrendo um desgaste e perdendo a sua aparência. Em casos extremos de pessoal que perdem mais de 60% de seus dentes pela pressão ou ranger dos dentes.

Qual o tratamento para o bruxismo?

Infelizmente o bruxismo é uma doença sem cura, porém existem sim tratamentos para amenizar e reverter os desgastes em seus dentes.

Primeiramente como o bruxismo pode ser causado por fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse, procurar um profissional na área da saúde mental pode ajudar.

Na área odontológica tomaremos as seguintes medidas; de início confeccionaremos uma placa de sob medida da arcada dentária do paciente. Feita em resina acrílica de alta tecnologia, sem gosto nem cheiro, e com um material confortável a boca ela evita o desgaste dos dentes.

Junto a placa também realizamos procedimento estéticos para restaurar os dentes afetados, como as lentes de contato e a reanatomização em resina.

Como saber se tenho bruxismo?

Você deve começar a analisar se você tem o costume de serrar, apertar ou ranger os dentes involuntariamente. Se sente dores na articulação da mandíbula, se tem dificuldades em abrir a boca, e se seus dentes estão se desgastando ou mudando o formato. Além disso ele pode causar dores de cabeça, dores no pescoço, até mesmo sensibilidade.

Em uma consulta ao dentista ele também poderá analisar seu caso com mais precisão, fazendo um diagnóstico e um tratamento adequado.

É isso, qualquer dúvida entre em contato pelo nosso WhatsApp abaixo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Post recentes

Implantes x próteses

Uma das perguntas mais respondidas pelos dentistas é sobre qual procedimento mais adequado para recuperar os dentes perdidos, ajuda na mastigação e na estética. E

Leia mais »
Converse com um de nossos atendentes!